Programa voltado a capacitação de empresários e empreendedores para a exportação de forma simplificada.

O IJEx, em sua última edição do Programa Jovem Exportador realizada em 2021, focada no Mercado Árabe, observou nas empresas capacitadas uma participação ainda muito tímida frente às oportunidades do mercado internacional. Também percebeu-se que após o início da pandemia e o fechamento dos estabelecimentos comerciais, as empresas que atuavam fortemente no mercado nacional tiveram grandes perdas financeiras e muitas faliram. Devido a este cenário, essas empresas notaram um grande crescimento das exportações de alimentos e bebidas no período de pandemia, enquanto os comércios nacionais estavam proibidos de abrirem por causas das medidas sanitárias. Este feito fez com que os empresários buscassem informações e assessoria para expansão internacional de seus negócios com foco de garantirem, por meio da diversificação de novos mercados, novas fontes de receitas.

Diante deste contexto, o Instituto Jovem Exportador, visando qualificá-las e inseri-las em novos mercados, lançará um novo programa que chamamos de “Exportação Sem Container”. Este garantirá aos pequenos negócios um acesso mais simplificado e direto ao mercado internacional para seus produtos e/ou serviços, em condições mais justas e equitativas. O programa irá apresentar as empresas os principais canais de comercialização internacional com foco no envio de pequenas cargas ou remessas internacionais, oferecendo oportunidades de negócios e um melhor relacionamento com o mercado externo.

O “Programa Exportação sem Container” para micro e pequenas empresas, será desenvolvido no segundo semestre de 2023. As empresas serão capacitadas e terão sua inserção nos canais de comercialização internacional, como em marketplaces internacionais, por exemplo, focando na exportação e envio de pequenas cargas ou remessas internacionais e para as empresas do segmento de serviços inserção em plataformas de promoção comercial de serviços, como o da PLPEX (Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa), EEN (Enterprise Europe Network), entre outras.