O Instituto Jovem Exportador, IJEX, com o objetivo de cooperar com os países da língua portuguesa tornou oficial, nesta quarta-feira (05) a constituição do “Conecta CPLP”. Desta forma, a entidade se internacionaliza em sua própria língua. Os eventos contarão com participação de jovens empresários e empreendedores dos países membros da CPLP.
“A partir deste momento, o IJEX participa como hub, como concentrador dos jovens exportadores de língua portuguesa. Agora não somos mais só o Brasil, mas nove países que vão se conectar nos eventos já a partir deste mês, discutir desafios e oportunidades”, explica Ronan Pires (foto), presidente do instituto, que comemora ainda a conquista de cinco mil seguidores no Instagram.
“Avançamos em mais uma etapa em torno do apoio às micro e pequenas empresas no Brasil que desejam iniciar os seus primeiros passos no cenário internacional”, relata.
Ronan Pires lembra que o português é a sétima língua mais falada no mundo, tendo 250 milhões de falantes. O primeiro evento que o Conecta CPLP vai promover será no próximo dia 10 de janeiro, às 11 horas. Nesta data será realizada uma live com dois jovens empresários; Suaré Balde, da Guiné Bissau, pesquisador, e Janine Lady, de Cabo Verde, oficial de programa da delegação da União Europeia. Os temas serão cenários de empreendedorismo e desafios e oportunidades. Ronan Pires e Mari Pongue, Diretora da CPLP do IJEX, também serão os mediadores.
O Instituto Jovem Exportador, IJEX, por meio do Programa Jovem Exportador, iniciou suas atividades em 2018 com a missão de incentivar, direcionar e facilitar as relações empresariais dos investidores brasileiros, criando um ambiente que fomente o negócio entre os países. Desde sua fundação, já promoveu três missões empresariais; duas para o mercado chinês, em Pequim e Shangai, para o mercado europeu, em Lisboa, Portugal, e para o Oriente Médio, em Dubai.
Agenda legislativa – O IJEx inicia ainda em 2022 a elaboração de sua primeira Agenda Legislativa da Jovem Empresa Exportadora e Importadora do Brasil por meio de ações com foco em projetos de políticas públicas para os próximos quatro anos. Segundo Ronan Pires, a proposta da agenda legislativa do IJEx apontará os caminhos que devemos percorrer no Congresso Nacional, a fim de lutar pela defesa de interesses do setor produtivo no Brasil.
“Debater sobre essa agenda propositiva em apoio à inserção da jovem empresa exportadora e importadora contribuirá com os projetos e propostas que irão cooperar com o desenvolvimento socioeconômico dos estados e de nosso país”, afirma Ronan Pires. Ele agradece o início desta parceria e o apoio na construção desta agenda nacional ao senador Nelsinho Trad.
CALENDÁRIO
Live – 10/01 – Guiné Bissau & Cabo Verde
Live com Janine Ludy, de Cabo Verde, oficial de programa da delegação da União Europeia e Suaré Balde, da Guiné Bissau, pesquisador. Mediação de Ronan Pires e Maria Pongue, de Angola.
11h Horário do Brasil.
*Webinar:* 24 de Janeiro de 2022
Representantes de Guiné Bissau e Cabo Verde
Live – 07/02 – Guiné Bissau Equatorial & São Tomé
Live com mediação de Ronan Pires e Maria Pongue, de Angola. Participação de Raquel Mabenga Ndivo, da Guiné Equatorial e Wildiley Barroca, de São Tomé e Príncipe.
11h Horário do Brasil.
*Webinar:* 21 de Fevereiro de 2022
Representantes de Guiné Equatorial e São Tomé
Mediação de Ronan Pires e Mari Pongue, de Angola. Participação de Raquel Mabenga Ndivo, da Guiné Equatorial e Wildiley barroca, de São Tomé e Príncipe.
Live – 07/03 – Moçambique e Portugal
Live com mediação Ronan Pires e Mari Pongue, de Angola. Participação de Dário Camal, de Moçambique e Tiago Cardoso, de Portugal.
11h Horário do Brasil.
*Webinar:* 21 de Março de 2022
Representantes de Portugal e Moçambique
Mediação de Ronan Pires e Mari Pongue, de Angola. Participação Raquel Mabenga Ndivo, da Guiné Equatorial e Wildiley Barroca, de São Tomé e Príncipe.
11h Horário do Brasil.
*Iº Seminário de Integração Cultural e negócios entre os países da CPLP*
Realização Programa Jovem Exportador
20 e 21 de Maio de 2022.